segunda-feira, 21 de junho de 2010

MESTRE FILIPE E AS SUAS MARIONETAS e CAFINVENÇÕES

Mestre Filipe e as suas Marionetas é um grupo profissional de teatro de marionetas e animação sócio cultural.

Formado em 1986 tem desde essa data produzido espectáculos e animações originais com as quais foi desenvolvendo um estilo próprio nesta área artística. A itinerância foi a opção básica do seu trabalho, percorrendo todo o continente, ilhas e Países vizinhos. Representa os seus espectáculos em festas populares, escolas, hospitais, estabelecimentos prisionais, bibliotecas públicas, Centros Sociais e Culturais.

O grupo tem apostado em espectáculos diferentes, utilizando vários tipos de marionetas e técnicas de manipulação nomeadamente as de fio, tranca, vara, luva, marote e gigantones, tendo o cuidado de adequar a técnica ao texto, sempre em conta com a sua itinerância.

Encenar os espectáculos de forma a serem montados com facilidade e rapidez em qualquer situação e representar espectáculos interactivos complementados com oficinas de marionetas tem sido uma mais-valia do grupo agora composto só por 2 membros devido ao falecimento do seu fundador, Luís Filipe Baptista.

No seguimento de todo o trabalho feito e construído pelo Pai e Filhas, as Manas CAFI (Carla e Filipa) decidem abrir uma associação para substituir logisticamente a firma Mestre Filipe e as suas Marionetas, Unipessoal lda.

O nome surgiu precisamente da base do seu trabalho...Invenções J CAFINVENCOES

Para além da produção de espectáculos, o grupo Mestre Filipe realiza um projecto pedagógico no âmbito do teatro de marionetas. Neste campo promove várias acções de formação com professores, workshops e ateliês de formas animadas com crianças e ainda animação cultural na criação de jogos temáticos.

Utilizando a marioneta como meio, pretendemos que no fim fique sempre um grãozinho no coração de quem assiste ao nosso trabalho.
O nosso reportório baseia-se em temas contemporâneos servindo sempre de mote para debates, palestras ou simplesmente discussões e reflexões de sentimentos e atitudes de vida … com temas como a morte, a pobreza, o racismo, as deficiências valorizamos o amor, a coragem, o respeito, a amizade, a Humanidade…

A intensa interacção e convivência entre as manas CAFI, abriu o leque de trabalho virado para o Artesanato de bijutarias, Tererés de missangas e Jogos quebra-cabeças!! Assim adquirimos um novo estatuto, além de Marionetistas, também de Animadoras, Artesãs e Vendedoras de rua.

Este Blog é portanto o resultado deste novo trabalho... :)